Morte ao Lorem Ipsum!

18/02/2017 | Além do layout

Morte ao Lorem Ipsum!

18/02/2017 | Além do layout

Antes de mais nada, deixe-me explicar para quem não sabe o que é “Lorem Ipsum” (se você já sabe, pode pular para o próximo parágrafo). Bom, Lorem Ipsum nada mais é do que um texto enorme e sem sentido, utilizado na fase de criação de um layout ou diagramação. Quando o designer ainda não sabe exatamente qual o conteúdo final da peça, ele usa esses textos de marcação para poder se concentrar exclusivamente à parte estética do material.Lorem Ipsum Linguiçis

Qual é o problema com o Lorem Ipsum?

Segundo o próprio site do gerador de Lorem Ipsum, seu principal propósito é utilizar um texto sem sentido na peça para “o leitor não se distrair com o conteúdo de texto legível enquanto estiver examinando sua diagramação”. E é exatamente aí que está o problema.

Percebo que, muitas vezes, o designer que está criando uma layout imagina que usar Lorem Ipsum lhe dá o direito de não precisar pensar na mensagem que o mesmo deve transmitir. Sua responsabilidade seria apenas deixar o material bonito, mas não necessariamente deixá-lo funcional.

Estou falando aqui da criação de peças publicitárias e materiais de comunicação em geral, como um site, um e-mail marketing, um folder ou um anúncio de revista. Todos estes precisam ser criados mediante um briefing, com uma necessidade a ser sanada. Não são “obras de arte”.

O cliente não entende a língua Lorem Ipsum

Quando um cliente contrata uma agência ou um designer freelancer para desenvolver um material, ele está na verdade comprando uma solução. Quem compra um site não quer simplesmente ter um site, mas sim conseguir mais clientes através da internet, por exemplo. Um flyer não serve apenas para bonito, ele pode servir para persuadir uma pessoa a tomar uma determinada decisão ou convencê-la a se dirigir a um lugar específico.

Já presenciei diversas reuniões onde um layout com Lorem Ipsum é apresentado e, ao invés do cliente ignorar o texto e se concentrar em aprovar a parte visual, ele faz justamente o contrário. “O que significa Lorem Ipsum?“, ele pergunta. “Ah, isso é só um texto de marcação, você pode mudá-lo depois“, é a resposta. Ora, qual o sentido de apresentar uma comunicação que, na verdade, não comunica? Como falei antes, o cliente comprou uma solução, não um “layout bacaninha”.

A importância da redação

As palavras são poderosas. Imagine que temos vinte e poucas letras no alfabeto e, conforme você as organiza em uma frase, pode fazer uma pessoa chorar, se emocionar, ficar com raiva ou querer comprar imediatamente o seu produto. Tamanha é a importância das palavras nesse processo de criação de peças de comunicação que uma prática comum no marketing digital é a realização dos chamados testes A/B, onde um mesmo layout é testado com diferentes títulos, chamadas e Calls To Action, para verificar qual tipo de abordagem dá mais resultados. Pensar um layout é pensar uma solução. É um processo que depende de um entendimento profundo da necessidade do cliente e de como se comunicar corretamente através de formas, cores e textos.

A necessidade de ser um profissional multidisciplinar

Eu sempre gostei de me meter em diversas áreas dentro da comunicação. Gosto de trabalhar no desenvolvimento do conceito e estratégia, na criação visual, na redação publicitária e até mesmo na execução técnica quando for necessário, como a programação de um site, por exemplo. Nem todos tem esse perfil e muitos preferem tornar-se especialistas em apenas uma atividade. Ainda assim, a compreensão do todo e o foco nos resultados que aquela comunicação deve trazer precisam gritar mais alto. É como aquela velha história sobre dois pedreiros que foram questionados sobre o que estavam fazendo. Enquanto um respondeu que estava empilhando tijolos, o outro respondeu que estava construindo uma catedral.

Conclusão

O que podemos concluir disso tudo? Ok, talvez não precisemos ser tão radicais ao ponto de decretar a morte do pobre Lorem Ipsum. Entretanto, quando apresentarmos um layout ao cliente, é preciso apresentar mais que um simples layout.

Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Nas redes sociais

VEJA TAMBÉM

Share This